Saiu na Mídia!

UOL - ENTREVISTA

Pode deduzir gasto com pet no IR? Justiça analisará ação inédita sobre caso.
A dedução de despesas de saúde no Imposto de Renda possui regras específicas e não incluem os gastos com os pets. Mas uma ação que tramita na 1ª Vara Federal Cível da Justiça Federal de Brasília quer mudar a regra para tornar possível abater os custos com a saúde dos bichinhos nos impostos pagos à União.

Maria Helena Querido, de 53 anos, é a autora da ação, que ainda não foi julgada. Ela tem um cachorrinho da raça shih tzu, o Troy, de 14 anos, que requer cuidados. O animalzinho faz acompanhamento de colesterol alto e triglicerídeos. Na última segunda-feira (29), a tutora gastou R$ 900 em exames de sangue e urina. Além disso, o cachorrinho tem um problema crônico na vista que torna obrigatório a visita ao oftalmologista a cada três ou quatro meses. Maria Helena é ativista da causa animal e afirma que, caso a dedução de gastos com pets fosse permitida no IR, isso poderia incentivar a adoção dos bichinhos.

Ler a matéria
 

Entrevista Cristina Cabral e Maria Helena Querido no Programa Mceys Qualidade Brasil

 
Imprensa

LIVRO PROPÕE COMBATER O ABANDONO DE ANIMAIS COM INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

Indicado para todos que amam e combarem os maus-tratos envolvendo qualquer animal, "20 razões para não abandonar um amigo animal" será lançado no próximo dia 15, na livraria da Vila do Shopping Center Norte, SP.
Desde 1998, o abandono de animais no Brasil é crime, de acordo com a Lei 9.605/98. Mesmo assim, o número de animais abandonados só aumenta. No caso de cães e gatos abandonados, estima-se que sejam 185 mil no país, de acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), realizado em 2022. Algumas razões citadas para isso, segundo pesquisa publicada na Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, são problemas de comportamento e a diferença entre a expectativa e a realidade dos cuidados com animais. Diante dessa realidade, a ativista Cristina Cabral e a historiadora Maria Helena Querido resolveram reunir uma série de informações e argumentos no livro “20 razões para não abandonar um amigo animal” (48 páginas, Cabral&Querido Editora), justamente para conscientizar crianças, jovens e até adultos para a realidade de sofrimento que o abandono impõe aos animais.

Ler a matéria